"A cabeça pensa onde os pés pisam" Paulo Freire

domingo, 11 de abril de 2010

Nota sobre a tragédia no Rio de Janeiro

Longe, mas ligados sempre ao que se passa no Brasil e no Mundo, uma vez que a TeleSur e a Venezolana de Televisión não nos deixa esquecer, refletimos sobre o que se passou nos ultimos dias e o que se passa não só no Rio de Janeiro , mas em todos os grandes centros urbanos de países subdesenvolvidos.

O que a polícia faz aos poucos no Rio de Janeiro, a chuva fez de uma só vez em três dias. Um grande massacre de trabalhadores (até agora são 229 mortos).

Não pensem que isso foi coisa de Deus, ou que é culpa do aquecimento global e das mudanças climáticas, ou muito menos das pessoas que moram nessas zonas de alto risco.

A lista de culpados é grande, mas facilmente de se identificar. Dentro dela estão desde os empresários que exploram os trabalhadores com baixos salários, passa pelo governo que não tem políticas habitacionais e de planejamento urbano, até os rentistas e especuladores imobiliários que impossibilitam que as pessoas que não possuem dinheiro morem nas zonas baixas. Por isso elas são obrigadas a morar afastadas do centro e em zonas de risco.

Não nos estranha agora que um país que gasta bilhões de dólares em guerras no Iraque e no Afeganistão e que precisa injetar dólares em todos os cantos devido à crise, dõe U$50 milhões para reconstrução de moradias perdidas no Rio. Quem sabe esses dólares não sejam gastos com empresas estadounidenses ligadas à construção civil, ou mesmo ajudem nas "relações diplomáticas" entre EUA e Brasil, já que aquele pretende instalar bases militares no Brasil e nos países da América do Sul, além das sete bases a serem feitas na Colômbia, com a desculpa de combater o narcotráfico. Que bela coincidência, não? Rio de Janeiro, narcotráfico, base militar. Aposto que os gringos não choram pelas mortes no Rio.

Aliás, lembramos muito bem o que foi a Aliança para o Progresso, implementado na década de 1960, e as suas consequencias políticas, econômicas e sociais.

Um comentário:

  1. Indignação!!! Mais uma vez, outra pérola agora vinda do prefeito de Niterói dizer q não podem culpar o seu governo,pq catástrofe(ainda comparou com o tsunami de 2006 na Ásia) é coisa da natureza...muito cínico. Em época de eleição dão toda condição prá morarem em cima de lixão e agora vem com essa,é demais.

    ResponderExcluir