"A cabeça pensa onde os pés pisam" Paulo Freire

segunda-feira, 15 de março de 2010

"23 de Enero", Misión Bario Adentro, Movimento Estudantil, CatiaTV, cama e comida.

Apesar da constante incerteza e desconforto por ainda não ter aonde ficar, logo na nossa primeira semana na Venezuela já tivemos diversas atividades e conhecemos bastante gente.

Já no nosso segundo dia fomos a uma atividade do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), com Rosalinda, de distribuição de lâmpadas brancas que são mais econômicas, uma vez que não chove a muito tempo aqui e para se evitar um apagão, estão tendo políticas de economia de energia em todo o país.

No mesmo dia, Rosalinda nos levou para conhecer o Centro Médico Salvador Allende, aonde trabalham 50 médicos cubanos (hoje existem cerca de 30 mil médicos e agentes da saúde cubanos na Venezuela) que é um dos Centros de Diagnósticos Integrais (CDIs), que são hospitais públicos e que fazem parte da "Misión Bario Adentro II", que democratizou o acesso à saúde e que garante hoje que 100% da população venezuela tenha acesso a saúde pública com a mesma qualidade que os hospitais particulares.

No dia seguinte Rosalinda nos levou para conhecer os centros médicos que fazem parte da "Misión Bario Adentro I", que são pequenos consultórios médicos espalhados por toda a periferia para atender a toda a população gratuitamente, no bairro "23 de Enero", aonde existem 55 conjuntos habitacionais e se encontram os principais movimentos sociais organizados de Caracas.



Lá, conhecemos Esteban, um militante e morador de "23 de Enero", que nos contou a importância do bairro para defender o governo na tentativa de golpe de 2002, como a polícia cercou a favela e como eles fizeram para conseguir descer e ir até o Palácio de Miraflores, além de nos levar a diversos pontos aonde se encontravam os consultórios da missão bario adentro.




A noite, Rosalinda e Oscar nos levaram para comer Arepa, um pãozinho de farinha de milho que comem quase todo dia aqui, com um patê de frango com abacate.

No dia seguinte conhecemos Luiz Alvarez, professor da UBV e militante das rádios e TVs comunitárias, que nos convidou para conhecer uma tv comunitária que chama-se CatiaTV.

Nesse mesmo dia fomos finalmente até a Universidade Central da Venezuela, a uns 5 minutos da UBV. Fomos direto à area de humanidades pois sabiamos que lá poderiamos encontrar os estudantes que queriamos conhecer. Lá conhecemos militantes do movimento estudantil de Trabalho Social, Socilogia, Antropologia, Ciência Política, etc. Ficamos na cantina da Escola de Trabajo Social conversando sobre o processo que se passa na Venezuela e um pouco sobre Brasil. Muitos eram críticos ao governo, mas todos apoiavam Chavez e o processo Revolucionário.

Conhecemos a sede do Centro Estudantil da Escuela de Trabajo Social, que havia sofrido um ataque dos anti-chavistas em que houveram tiros (que acertaram coincidentemente os quadros de Che Guevara e Fidel Castro) e um incêndio no prédio aonde estavam os estudantes pró-governo, em setembro do ano passado (isso mesmo.. 11/2009!!).



Na terça-feira fomos então a CatiaTV assistir a um programa de entrevista com Raul Valdez Vigor do Partido Comunista Cubano, que falou sobre a atualidade do Maniefsto Comunista de Engels e Marx para o entendimento da Luta de Classes hoje.



Lá conhecemos um pouco da estrutura de uma emissora feita pela comunidade e começamos a entender a importância desses meios de comunicação populares para a sustentação do processo revolucionário.

Ao voltar para a UBV, Alexander, estudante de Direito da UBV apresentado pelo Luiz Alvares, nos levou para falar com o professor Soto, que finalmente conseguiu um lugar para ficarmos e comida gratis. Ficamos no dormitório com os motoristas dos ônibus da universidade e podiamos com tranquilidade tomar café e almoçar no refeitório da UBV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário