"A cabeça pensa onde os pés pisam" Paulo Freire

terça-feira, 2 de março de 2010

Porquê

Depois de alguns pedidos, e pela facilidade de usar a internet pós-Cuba, decidimos fazer relatos semanais sobre a nossa viagem. Porém, antes de começar a relatar nossa viagem, seria mais interessante começar realmente do começo.

Eu e Daniel nos conhecemos em 2005 no cursinho em Santos. Ficamos ainda mais próximos, pois participávamos do Movimento pela Redução da Tarífa (hoje MPL-Santos) que lutava pela redução do preço da passagem do ônibus, que na época havia subido para R$2,00. Logo, ficamos muito amigos.

Depois de muita discussão política e um pouco inspirados na famosa viagem de Che e Granado pela América do Sul, decidimos fazer algo semelhante a esta viagem, de forma a conhecer de perto a realidade de cada país e, no final, conseguir compreender se há uma unidade ou um processo em comum entre os países da América Latina.

Pensamos então em fazer essa viagem em 2010. O seu trajeto inicial era sair pelo Paraguai até a Venezuela, de onde voltaríamos de avião. Porém, em uma conversa ao acaso com Rafae Moya, descobrimos a possibilidade de ir para Cuba em janeiro de 2010 participar de uma brigada de solidariedade com Cuba. Decidimos então em começar por Cuba e depois ir descendo os países até o Paraguai.

Em 23 de janeiro de 2010, finalmente, iniciamos a nossa jornada "em busca da América Latina".

Nenhum comentário:

Postar um comentário