"A cabeça pensa onde os pés pisam" Paulo Freire

quarta-feira, 31 de março de 2010

O dia em que tudo deu certo...

Essa história começa logo quando chegamos em Caracas, mais especificamente no oitavo andar da Universidade Bolivariana da Venezuela.

Estavamos usando os computadores que ficam nos corredores de um projeto de democratização da informática que se chama infopunto, no oitavo andar da universidade quando Daniel olhou pela janela e viu um bonito estádio de futebol. Derrepende as ideia começaram a se chocar em sua cabeça e as palavras Caracas, futebol, estádio e flamengo o fizeram concluir: Nossa! o Caracas Futebol Clube está na chave do Flamengo na Libertadores!

Resolveu então ver quando o Falmengo jogaria com o Caracas ali e descobriu que seria dia 10 de março. Que sorte!, pensou ele, torcedor fanático.

Começou ai então nossa jornada para descobrir como conseguir assistir o jogo.
Alguns dias foram se passando e sempre perguntavamos como deveriamos fazer para comprar ingresso. Muitos nos diziam que era tranquilo comprar porque na Venezuela as pessoas nao ligavam tanto para futebol, mas só para beisebol. Já outros nos disseram que não se consegue comprar ingressos antecipados para jogos do caracas na libertadores, pois os cambistas compram todos com antecedência.

Confusos em relação as informações, fomos deixando o tempo passar.

Um dia antes do jogo, terça-feira, resolvemos então ir pela quarta vez ao estádio perguntar. Lá um segurança nos disse que os ingressos seriam vendidos somente no dia do jogo, quarta, a partir das 9h. Mas nos alertou: "chegem cedo porque faz uma fila enorme!"

No dia seguinte... la fomos nós bem cedo, antes das 8h da manhã para comprar os ingressos.

Chegando no estádio, nada de fila. Pensamos: oba! Vamos ser os primeiros a comprar os ingressos.

Perguntamos então a uns seguranças a que horas começavam mesmo as vendas e eles nos informaram: "nao haverá. Está tudo esgotado".

Ali os olhos do fanático flamenguista, Daniel, encheram-se de lágrimas. Resolvemos então perguntar para um cambista que estava em frente à bilheteria. Lá descobrimos que o ingresso que antes era de 20 bolívares, estava custando 80. É mais ou menos o que se paga em reais em um jogo no Brasil. Mas para o nosso orçamento estava muito caro.

Fomos então ao estacionamento perguntar ao porteiro, que haviamos conhecido fazia um tempo, se havia outra possibilidade. Lá, descobrimos um loja em um shopping em que talvez estivessem vendendo ingressos ainda.

Fomos então ao shopping. Lá encontramos em uma cafeteria um garoto com a camisa do Flamengo. Daniel imediatamente foi falar com ele e perguntar se iria ver o jogo. Era uma família de cariocas e estavam na Venezuela só para rever um conhecido e assistir ao jogo. Depois de uma conversa rápida fomos a loja ver se haviam ingressos. Não havia mais! Já cabisbaixos, estavamos indo embora do shopping quando encontramos os cariocas e o Venezuelano de novo. Dissemos que estavamos com dificuldades financeiras para ver o jogo e derrepende um deles nos perguntou até quanto estavamos dispostos a pagar para ver o jogo e respondemos 40 bolívares, pois estamos com restrição financeira. Foi então, em um momento de "solidariedade futebolistica", que o venezuelano sacou 50 bolívares, e o brasileiro mais 40. Nos deram e disseram: "Vocês já estão aqui. Não deixem de ver o jogo!".

Felizes, voltamos a Universidade Central para participar de um ato, em que os estudantes queriam entrar no conselho universitário para pedir democracia na universidade, uma vez que estavam sendo perseguidos pela reitoria por questionar a construção de portões nas entradas da universidade para pedestres, alegando que a universidade é um patrimônio público e deve no mínimo, já que o processo de ingresso é excludente, ter livre acesso à comunidade.


Lá encontramos Breno, um paraense do PSOL que haviamos conhecido anteriormente. Ele então disse que conhecia um estudante que trabalhava no estádio e que poderia nos colocar para dentro no jogo sem pagar nada.

Reunidos as 20h fomos então ao estádio e a partir dai foi só alegria, apesar de alguns banhos de cerveja em comemoração dos 3 gols do Flamengo, na vitoria de 3x1, em meio à torcida caraquenha.

FIM

Ha, o que fizemos com o dinheiro que nos deram? uma parte virou cerveja e a outra guardamos para alguma emergência...

3 comentários:

  1. Que demais! Que ótima história, não se preocupem, o dinheiro terá seu emprego bem dado.

    Ótima viagem para vocês, espero que a sorte grande continue do lado de vocês.

    Namurinha

    ResponderExcluir
  2. Theo!! Estou muito impressionada com a expedição de vocês...as histórias são fantásticas!

    Um grande beijo...e que vocês guardem as lembranças e aprendizados dessa grande viagem durante toda a vida.

    Cuidem-se bem.

    ResponderExcluir
  3. companheiro como faço para entrar em contato com vc?meu facebok é pedro oitaven,e meu email é pedroyuriamaral@hotmail.com.

    ResponderExcluir