"A cabeça pensa onde os pés pisam" Paulo Freire

domingo, 28 de março de 2010

O amadurecimento da mesma ideia

E assim amadurece o grito por liberdade do povo boliviano:

Forças Armadas bolivianas adotam o "Pátria ou Morte"

Outra mudança notada nas Forças Armadas foi a presença da wihpala, bandeira dos povos indígenas, sendo carregada ao lado da bandeira Nacional
25/03/2010
Vinicius Mansur,
De La Paz, na Bolívia,
Pela primeira vez as Forças Armadas da Bolívia pronunciaram o grito de guerra “pátria ou morte, venceremos” oficialmente. O acontecimento se deu nesta terça-feira (23), durante o desfile cívico-militar em comemoração ao Dia do Mar.

O pedido de incorporação desta palavra de ordem partiu do presidente Evo Morales, que tradicionalmente enuncia a expressão ao final de seus discursos.

Os opositores de Morales criticaram esta atitude, afirmando que tais palavras são influência do ex-presidente cubano, Fidel Castro, na Bolívia.

De acordo com Morales, os dizeres “pátria ou morte, venceremos” já estão presentes no hino nacional boliviano que afirma “morrer antes que escravos viver”.

Outra mudança notada nas Forças Armadas no Dia do Mar foi a presença da wihpala, bandeira dos povos indígenas, sendo carregada pelos militares ao lado da tradicional bandeira boliviana.

Os bolivianos comemoram o Dia do Mar em todo 23 de março para lembrar a perda de sua saída ao oceano para o Chile, durante a Guerra do Pacífico.

Fonte: http://www.brasildefato.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário