"A cabeça pensa onde os pés pisam" Paulo Freire

terça-feira, 23 de março de 2010

Encontro dos Movimentos Sociais de Caracas - 06/03/2010

No dia 05/03 fomos a uma apresentação de dança que mesclava dança africana e contemporânea no teatro da Universidade Central da Venezuela. Como não somos grandes entendedores de dança nem africana, nem de dança contemporânea, não temos muito mais o que dizer de que foi muito bonito e emocionante da parte em que percebemos que representava a libertação dos escravos.

No dia seguinte, sábado, fomos ao Encontro do Conselho de Movimentos Sociais de Caracas na Universidade Bolibariana. A idéia desse encontro foi fazer discussões sobre as reivindicações dos movimentos para serem levados ao encontro do conselho nacional e finalmente ser entregue um documento ao governo.


Estavam presentes movimentos ligados aos trabalhadores petroleiros, cooperativas de vários setores, trabalhadores de empresa de propriedade social, movimento feminista, movimento estudantil, movimentos ambientalistas, movimentos de outros paises(como o MST), etc.

As mesas de debate foram divididas em: apoio internacional a Venezuela, juventude, economia e produção socialista, gênero e meio ambiente. Acabamos nos dividindo e depois socializando os debates para ter acesso a uma maior parte da discussão. Temos adotado essa tática sempre que podemos. Daniel foi para a mesa de gênero e depois para a de juventude enquanto Theo ficou em economia e produção socialista.

As discussões foram muito boas. Na mesa de economia e produção socialista, onde estavam concentrados basicamente as cooperativas e trabalhadores de empresas de propriedade social, a discussão girou em torno de o que deve ser feito para aumentar a participação dos trabalhadores na gestão das empresas públicas, uma vez que a crítica é de que, apesar das nacionalizações, a estrutura das empresas se mantiveram; de como deve ser ampliada a participação da comunidade nas cooperativas e nas unidades produtivas em que elas estão inseridas; e sobre o que é socialismo. Sobre este último tema, um senhor fez uma fala intensa, afirmando que todos deveriam tomar cuidado com toda essa discussão sobre "Socialismo do século XXI", em que muitas coisas podem ser distorcidas. Para ele, Socialismo só existe um e é o fim da propriedade privada dos meios de produção. Isso porque boa parte da direita tem se apropriado da palavra, destorcendo-a, chegando ao absurdo de dizer que são "empresários socialistas".

Bom, antes falem essa besteira em que podemos reparar a contradição do que dizem do que dizerem que são "Socialistas empresários" e nos enganarem de fato.

No final do dia, convidados por Yessica e Mariana, estudantes de Trabalho Social da UCV, fomos ao bairro La Vega, aonde estava tendo um encontro de Hip Hop, como atividade da semana contra o Apartheid na Palestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário