"A cabeça pensa onde os pés pisam" Paulo Freire

quarta-feira, 31 de março de 2010

Comuna Socialista - Caracas

No dia 09/03 fomos visitar uma Comuna Socialista no bairro "23 de Enero", em Caracas, convidados por uma amigo que fizemos na Universidade Central, que trabalha no Ministério de Educação e que estuda Trabalho Social, Jesus Mujica.



A Comuna funciona no local aonde existia uma fábrica de chocolates, que após falir, ficou abandonada. A comunida então ocupou o espaço e pediu para o governo que ele fosse destinado a sede da Comuna.




Dentro desse espaço, organizam-se na comuna 37 cooperativas (têxtil, carpintaria, oficina mecânica, salão de beleza, alimentos, sorvetes, artística, de serviços, etc.) e 27 conselhos comunais. Os Conselhos Comunais são organizações de bairro em que a população formula, executa e controla políticas públicas, de forma a dissolver o poder municipal e transferir o poder ao povo. Uma porcentagem dos ganhos das cooperativas é destinada para a gestão dos conselhos comunais e para atividades no bairro.



A função da Comuna vai, portanto, além da organização produtiva. É nela que se faz a formação e a articulação política da comunidade.

É na Comuna, por exemplo, que se planeja, se organiza e se realiza as missões do Goveno da República Bolivariana da Venezuela. Dentro dessas missões essas são algumas:

- Missão José Gregorio Hernández: assistência médica e social para portadores de necessidades especiais.
- Missão Che Guevara: cursos de formação e capacitação profissional.
- Missão Ribas: alfabetização de adultos e preparação para o ensino superior.
- Missão Robinson I: programa de alfabetização.
- Missão Robinson II: programa de escolarização primária e secundária.
- Missão Sucre: criação de universidades, aumento de vagas e democratização do acesso.
- Missão Bairro Adentro I: construção de postos de saúde dentro dos bairros pobres.



- Missao Bairro Adentro II: construção de Centros de Diagnosticos Integral, centros médicos.

As Missões Robinson I e II foram responsáveis pela erradicação do analfabetismo na Venezuela, reconhecido pela UNESCO. Para quem tiver interesse em conhecer o sucesso e as transformações que as missões tem alcançado, entre nos links acima.

Na Comuna conhecemos alguns músicos que fazem parte da cooperativa de artistas. Organizados em muitos, uma de suas conquistas foi conseguir permissão do metrô para tocar dentro dos trêns e receber "couvert".



Na volta, tomamos chicha venezuelana, o famoso arroz doce, e "papelón", uma espécie de refresco de rapadura
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário